Para que servem os rótulos?

Ridícula a pergunta!! Mas merece um momento de reflexão. Quando falamos de “rótulos” a primeira coisa que vem a mente são as embalagens de mercadorias comestíveis. Com freqüência, pelo menos no meu caso, é um lugar comum para saber a composição do produto que estou adquirindo.

Na faculdade tive uma matéria que estudava essas estruturas que dávamos o nome de arquétipos ou então esteriódipos! Adorava fazer essas análises e, inconscientemente, rotular.

E numa situação inusitada de final de semana, conversando com uma amiga ela me falou “mulher tem mania de rotular tudo!”. Essa afirmação caiu pra mim, como uma luva!!! Eu estava “rotulando” uma situação!!

Por que temos essa necessidade quase que cabalística de agrupar ou rotular as pessoas? Enquadrá-las num determinado grupo com comportamento assim e assado? Eu cometi esse erro no final de semana! Rotulei alguém!!!

rotulos

Esse sentimento de “algo está errado” que destrói as situações quando não se consegue encaixar a peça do lego!!! Putz!

Fiquei pensando nisso (pra variar) a tarde inteira de como essa minha amiga foi muito sábia através desse comentário.

Não vou rotular mais, pelo menos agora não!

About Andrezza Carvalho

"Quem procura acha" já dizia o ditado na época da minha querida vozinha... Então ainda busco quem sou e para onde vou, até onde quero ir e até qual altura posso alcançar. Ficou zonzo? Não leia mais nada daqui então.

Posted on Abril 7, 2009, in Pensamentos and tagged , , , , , . Bookmark the permalink. 3 comentários.

  1. esse negócio de rotular é meio que independente da nossa vontade, é tipo uma condição pra vida racional. acho que vem como um brinde quando a gente compra o pacote ser humano pra vir ao mundo.
    penso, logo rotulo.

  2. não rotular é muito difícil, e sinceramente é quase impossível. rotulamos diariamente, mesmo sem querer. é o tal do “pré-conceito”.

Deixe uma Resposta

